Foto da Capa

Um filme documentário sobre a revista Vogue americana e sua editora, a famosa Anna Wintour, causou escândalo no mundo da mídia. The September Issue, de R.J. Cutler, exibido no Festival Sundance, revela que a foto da capa da edição de setembro de 2009 da revista, com Sienna Miller, é resultado da manipulação de duas imagens – uma da cabeça e uma do corpo da atriz britânica.
Não há novidade alguma nessa revelação do documentário sobre a Vogue. A novidade do filme The September Issue é tornar pública a manipulação. As revistas de moda, estilo e beleza não têm o hábito de informar a seus leitores que as imagens que eles estão vendo passaram por radical processo de melhoramento. Mas sabemos que são.
Durante muito tempo resisti à fotografia digital exatamente pela questão da possibilidade da manipulação. Mas quando comecei a fotografar moda e beleza, utilizar a câmera digital foi inevitável. Impossível não utilizar hoje a tecnologia digital nessa área e usufruir do que de bom ela oferece. Não sou contra o que chamo de tratamento digital, ou seja, tratamento de pele, retirada de algumas dobrinhas indesejáveis, ajuste de contorno das curvas… Mas a manipulação digital em imagens de pessoas, processo que altera imagens de tal forma a criar uma pessoa que de fato não existe, não sou de acordo não. Acredito que a beleza de uma pessoa possa ser captada pelo bom profissional, com retorques que apenas a realcem, sem necessidade de manipulação. Assim como antigamente já tínhamos os retoques manuais feitos por alguns fotógrafos que pintavam sobre as fotografias, acrescentando arte e romantismo as imagens. O tratamento digital é apenas a evolução desse processo, agora aplicado à nova tecnologia fotográfica.
Sim, fotos de capas de revista e mesmo as imagens internas sofrem tratamento digital. E fotos minhas publicadas em capas também tiveram esse tratamento. Não porque estavam na capa, mas porque costumo fazer esse tipo de tratamento nas minhas fotografias com o objetivo de proporcionar maior leveza às imagens e salientar a beleza da pessoa fotografada. É verdade que a maioria das imagens que aparecem nas revistas são femininas, e o tratamento digital dessas imagens pode criar nas mulheres uma falsa impressão de que aquelas que estão nas revistas são mais bonitas do que as mulheres comuns que andas pelas ruas… Mas não!
Costumo dizer às mulheres que me procuram, interessadas em fazer ensaios fotográficos, que toda mulher merece ter um “Dia de Gisele”. E é isso que ofereço as minhas clientes! Sejam modelos profissionais, iniciantes ou mulheres comuns, dou a mesma atenção e ofereço o mesmo resultado. E quando fotografo mulheres comuns, vejo meu trabalho como um tipo de terapia, um processo que levanta a auto-estima das mulheres. Uma prova disso são estes dois exemplos de fotografias minhas publicadas em capas de revistas. Uma é modelo, a outra não. E ambas apareceram lá, estampadas na capa, motivando os mesmos olhares e mostrando que todas tem sua beleza! E todas podem estar lá… na foto da capa da revista exibida na banca!

Revista EMPÓRIO
Edição 10
Fotografia: Dani Remião
____________________
Revista MANCHETES
Edição 35
Fotografia: Dani Remião

Anúncios

Sobre Dani Remião

Nasci na cidade de Porto Alegre em 1972. Estudei Arquitetura (UFRGS) e Artes Plásticas (UFAM), e me formei em Ciência da Computação (PUC-RS). Comecei a estudar Fotografia desde o curso de Arquitetura em 1990, e com o tempo se tornou minha atividade profissional. Mas se amador é aquele que faz por amor, serei para sempre amadora na arte de fotografar! Sou apaixonada pela Fotografia e admiradora das emoções. E poder registrar emoções através de fotos, fazer emocionar quem observa as imagens que capto com a câmera fotográfica ou provocar boas emoções em quem fotografo é o que torna pra mim fotografar fascinante... emoções! Sejam fotos de moda, retratos de beleza, registros emocionantes de momentos marcantes, casamentos, gestações, nascimentos, aniversários, sejam fotografias que captam a natureza em poesia, cores e ângulos em harmonia... com a câmera na mão e sensibilidade no olhar, busco a beleza em tudo o que vejo e coloco um pouco de mim em cada fotografia.   Dani Remião - www.daniremiao.com
Esse post foi publicado em Dani Remião na midia, Moda e Beleza e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s